quinta-feira, 30 de julho de 2020


PRIMEIRA DAMA MICHELLE BOLSONARO ESTÁ COM CORONAVÍRUS, MAS SEM SINTOMAS, DIZ PRESIDÊNCIA







Foto: Alan Santos/PR
A primeira-dama Michelle Bolsonaro teve exame positivo para covid-19 hoje (30). “Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos”, diz a nota da Secretaria Especial de Comunicação Social.

Michelle tem 38 anos e está sendo acompanhada pela equipe médica da presidência.
O presidente Jair Bolsonaro também já contraiu a doença. Ele anunciou o resultado positivo do teste no dia 7 de julho e permaneceu em isolamento no Palácio da Alvorada até o último sábado (25), quando informou que estava recuperado.

Também nesta quinta-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou hoje que testou positivo para covid-19



Agencia Brasil / Foto: Alan Santos/PR

quarta-feira, 29 de julho de 2020


PRESIDENTE BOLSONARO IRÁ A CAMPO ALEGRE DE LOURDES (BA) NESTA QUINTA-FEIRA (30) INAUGURAR ADUTORA DO SÃO FRANCISCO







(Foto: Ascom/PCAL)



A adutora do Rio São Francisco será inaugurada nesta quinta-feira (30), em um evento realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes.
O evento ocorrerá na parte da manhã, na praça Dr. Marcelino Ribeiro, popularmente conhecida como praça da Igreja, e contará com a presença do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro e do Ministro do Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho.
Outras autoridades também estarão presentes como o Prefeito Municipal Enilson Marcelo Rodrigues, o Presidente da Codevasf Marcelo Andrade Moreira Pinto, representantes da Embasa, deputados e prefeitos de toda região.
Além da inauguração da adutora de Campo Alegre de Lourdes, o Governo Federal inaugurará na mesma oportunidade o sistema de abastecimento de água de Casa Nova-BA.
Orçada no valor de R$105 milhões e com 153 quilômetros de extensão, a adutora do Rio São Francisco é uma obra do Governo Federal, que abastece a sede de Campo Alegre de Lourdes e outras 57 localidades da zona rural do município.
A captação do sistema é realizada por flutuante instalado no lago de Sobradinho, no povoado de Passagem, em Pilão Arcado-BA.



BRASIL SEGUE EM PENÚLTIMO LUGAR EM RANKING DE COMPETITIVIDADE, DIZ CNI








Ranking de competitividade das economias — Foto: Economia G1


A economia brasileira continua no penúltimo lugar no ranking de competitividade elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Divulgado nesta quarta-feira (29), o levantamento analisou 18 países – o Brasil só ganha da Argentina.

O estudo da CNI compara o Brasil com economias de características similares. Ao todo, 61 variáveis são avaliadas. Os países mais competitivos são Coreia do Sul, Canadá e Austrália.



Por Luiz Guilherme Gerbelli, G1
 




segunda-feira, 27 de julho de 2020


DE UMA SÓ TACADA, CANCÃO DE FOGO SE GARANTE À 2ª FASE DO BAIANÃO E CARIMBA VAGA À SÉRIE D DO BRASILEIRÃO EM 2021







Foto: Ascom DJ/divulgação

A Desportiva Juazeirense fez bonito ao garantir passagem para a segunda fase do Campeonato Baiano deste ano. O Cancão de Fogo derrotou ontem (26) o Bahia de Feira por 3×1 – gols de Wendel, Nino Guerreiro e Rodriguinho no segundo tempo. Deon descontou para o time da casa.
É a segunda vitória da Juazeirense na retomada do Estadual, após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além de avançar de fase no Baianão, o Cancão garantiu vaga na Série D do Brasileirão em 2021.




sexta-feira, 24 de julho de 2020

IVERMECTINA SÓ PODERÁ SER VENDIDA COM RECEITA ENQUANTO DURAR A PANDEMIA, DECIDE ANVISA












A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23), que a ivermectina, um antiparasitário, só poderá ser vendido com receita enquanto durar a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Restrições do tipo já haviam sido aplicadas a outros medicamentos, como a hidroxicloroquina, a cloroquina e a nitazoxanida, um antiparasitário conhecido como Annita. As limitações à aquisição dessas substâncias continuam valendo, também enquanto durar a pandemia.


A procura aumentada pelos medicamentos tem feito com que o preço deles aumente ou que haja falta nas farmácias. A cloroquina e a hidroxicloroquina são usadas para tratar doenças autoimunes, como o lúpus, e alguns tipos de malária. Já a ivermectina, assim como a nitazoxanida, é um antiparasitário.



Por G1
 



quinta-feira, 23 de julho de 2020










Por: Shutterstock Por: Agência Brasil 

Pesquisadores têm alcançado progresso no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, com alguns estudos em estágio avançado, mas o uso não é esperado até o início de 2021, disse o chefe do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, nessa quarta-feira (22).

A OMS está trabalhando para garantir uma distribuição justa das vacinas, mas neste meio tempo é essencial conter a disseminação do novo coronavírus, disse Ryan, já que os novos casos diários estão quase em níveis recordes em todo o mundo.

"Estamos fazendo um bom progresso", afirmou o especialista, observando que várias vacinas já estão em testes de Fase 3 e que até agora nenhuma fracassou em termos de segurança ou capacidade de provocar uma reação imunológica.

"Realisticamente, só na primeira parte do próximo ano começaremos a ver as pessoas serem vacinadas", disse Ryan em um evento público nas mídias sociais.

A OMS está empenhada em ampliar o acesso a possíveis vacinas e a ajudar a aumentar a capacidade produtiva, acrescentou. "Precisamos ser justos nisto, porque este é um bem global. Vacinas para esta pandemia não são para os ricos, não são para os pobres, são para todos."

O governo dos Estados Unidos pagará US$ 1,95 bilhão por 100 milhões de doses de uma vacina contra covid-19 que está sendo desenvolvida pela Pfizer e pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech, se ela se mostrar segura e eficiente, disseram as empresas.

Mike Ryan também alertou as escolas a serem cautelosas com reaberturas, até a transmissão comunitária da covid-19 estar sob controle.






SEM LOCKDOWN, PANDEMIA PODE LEVAR ATÉ DOIS ANOS PARA SER CONTROLADA NO BRASIL







(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)




O Brasil pode demorar até dois anos para controlar a pandemia do novo coronavírus caso não decida decretar lockdown. A informação foi passada por técnicos ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, logo que ele assumiu a pasta. A informação foi divulgada pelo jornal Estadão, após ter acesso a ata de uma reunião do Comitê de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde.

Segundo a avaliação feita pelos técnicos, caso as UTIs se esgotem, as mortes devem crescer de forma descontrolada, fazendo com que a população, se sentindo insegura, se recolha em casa mesmo com tudo funcionando. Caso isso ocorra, é provável que exista um “desgaste maior ou igual ao isolamento na economia”.




quarta-feira, 22 de julho de 2020


BOLSONARO FAZ NOVO TESTE E CONTINUA COM CORONAVÍRUS, DIZ PLANALTO







O presidente Jair Bolsonaro anunciou primeiro teste positivo para coronavírus há mais de duas semanas — Foto: Reuters/Adriano Machado


O presidente Jair Bolsonaro continua infectado pelo coronavírus, informou o Palácio do Planalto nesta quarta-feira (22). O resultado de um novo teste realizado pelo presidente teve mais um resultado positivo, o terceiro desde que ele contraiu a doença.

Em nota, o Planalto informou também que o estado de saúde do presidente segue "em boa evolução".

"O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo", disse o Planalto.

De acordo com a Presidência, foram analisados o sangue e material da boca de Bolsonaro. O Planalto não mostrou o exame.

Bolsonaro anunciou no último dia 7 que recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19. Desde então, ele tem trabalhado da residência oficial do Palácio da Alvorada, sem comparecer a eventos públicos.




Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília
 


segunda-feira, 20 de julho de 2020



BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO










'NÃO PRECISAMOS ESPERAR POR UMA VACINA, PODEMOS SALVAR VIDAS AGORA', DIZ DIRETOR-GERAL DA OMS SOBRE A PANDEMIA









A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (20) que o mundo não precisa esperar por uma vacina contra a Covid-19 para conseguir conter a pandemia.

"Não precisamos esperar por uma vacina, podemos salvar vidas agora", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, afirmando que é urgente os países aplicarem a técnica do rastreamento dos contatos dos pacientes infectados pelo coronavírus.

"Nenhum país conseguirá controlar sua epidemia se não souber onde está o vírus", orientou Tedros. "O rastreamento de contatos é essencial para localizar e isolar casos, além de identificar e colocar em quarentena os seus contatos."


O diretor de emergências da OMS, Michael Ryan, parabenizou os cientistas de Oxford, mas alertou que ainda há um longo caminho até alcançarmos a vacina contra o coronavírus.




Por G1
 



quarta-feira, 15 de julho de 2020