quarta-feira, 31 de março de 2021


PAGAMENTO DO NOVO AUXÍLIO EMERGENCIAL COMEÇA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA





O novo auxílio emergencial começará a ser pago na próxima terça-feira (6). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (31) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, e os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e da Dataprev, Gustavo Canuto.

No último dia 26, foi publicado decreto que regulamenta o pagamento do auxílio emergencial 2021, instituído no último dia 18 de março por meio de Medida Provisória. O apoio financeiro será pago a trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, caso o novo benefício seja mais vantajoso.

 

https://www.carlosbritto.com/


terça-feira, 30 de março de 2021


MINISTÉRIO DA DEFESA ANUNCIA SAÍDA DOS COMANDANTES DAS TRÊS FORÇAS ARMADAS





 

Comandantes da Aeronáutica, Antônio Carlos Moretti Bermudez; do Exército, Edson Pujol; e da Marinha, Ilques Barbosa — Foto: Acervo TV GLOBO



Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira (30) a saída dos comandantes das três Forças Armadas: Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica).

 

Na nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os substitutos (leia a íntegra ao final desta reportagem).

O anúncio acontece um dia

após Fernando Azevedo e Silva ter deixado o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva Walter Souza Braga Netto, que até então comandava a Casa Civil.

 

Mais cedo, nesta terça, Pujol, Barbosa e Bermudez se reuniram com Braga Netto, em Brasília. O colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti já havia informado que os três haviam decidido colocar os cargos à disposição.

 

Esta é a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

 

 

Por G1 — Brasília

 

https://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/politica/

 

segunda-feira, 29 de março de 2021

 

MINISTRO DA DEFESA, FERNANDO AZEVEDO E SILVA DEIXA O CARGO






                 Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, participa de coletiva de imprensa no Palácio do Planalto no dia 01/04 — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

   

 

 

 

 

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou em nota oficial nesta segunda-feira (29) que deixou o cargo.

 

O comunicado não informa o motivo da decisão, mas Azevedo e Silva foi demitido.

 

Em uma reunião nesta segunda-feira (29) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro pediu o cargo ao ministro, segundo o colunista Valdo Cruz, do G1 e da GloboNews.

 

Azevedo e Silva foi escolhido por Bolsonaro para chefiar o Ministério da Defesa ainda durante a transição de governo, em 2018.

 

O nome do substituto ainda não havia sido anunciado até a última atualização desta reportagem.

 

Azevedo foi chefe do Estado-Maior do Exército, um dos postos de maior prestígio na Força, e passou à reserva em 2018.

 


Por Guilherme Mazui, Roniara Castilhos e Mateus Rodrigues, G1 e TV Globo — Brasília

 

 

https://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/politica/


domingo, 28 de março de 2021


CAPITAL PAULISTA TEM AUMENTO DE 66% NAS VENDAS DE BICICLETAS EM 2020, DIZ ASSOCIAÇÃO





Daniel Guth, diretor da Aliança Bike, costuma andar pelas ruas da capital paulista — Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil


A cidade de São Paulo teve um aumento de 66% nas vendas de bicicleta em 2020 em relação a 2019, de acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). O número é 16 pontos percentuais acima da média nacional, de 50%.

 

De acordo com especialistas e ciclistas, a alta das vendas está relacionada à pandemia de coronavírus, e o perfil dos novos consumidores de bicicleta pode ser dividido em três tipos:

 

·   aqueles que passaram a usá-la como meio de transporte, para evitar a aglomeração no transporte público;

·          

·   aqueles que começaram a pedalar como forma de praticar atividade física, já que as academias ficam fechadas em algumas fases da pandemia;

·         e outros que passaram a usar a bicicleta como forma de lazer.

·          

A circulação menor de carros durante a pandemia também deixou os ciclistas mais seguros, contribuindo para o uso mais regular das bicicletas na cidade.



 

Por Bárbara Muniz Vieira, G1SP — São Paulo

  

https://g1.globo.com/

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/


sexta-feira, 26 de março de 2021


PRESIDENTE DO IBGE PEDE DEMISSÃO






Susana Guerra deixa a presidência do IBGE — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta sexta-feira (26) que Susana Cordeiro Guerra pediu exoneração do cargo de presidente do órgão por motivos pessoais e de família.

 

Em nota, o IBGE informou que Susana seguirá no "cargo até a transição para o novo presidente a ser indicado."

 

Susana assumiu o cargo em fevereiro de 2019, escolhida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Na quinta-feira (25), o IBGE sofreu um importante revés com a aprovação do Orçamento. O texto, que precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, deixa quase sem recursos o Censo 2021 e pode inviabilizar a pesquisa, que já deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia.

 

 

Por G1

 

 

https://g1.globo.com/economia/

quinta-feira, 25 de março de 2021


TOQUE DE RECOLHER É PRORROGADO EM TODA A BAHIA ATÉ 5 DE ABRIL





A TARDE

O toque de recolher foi prorrogado pelo Governo do Estado até o dia 5 de abril em toda a Bahia, como uma das medidas para conter o avanço da Covid-19. Com isso, permanece a determinação de circulação restrita, das 18h às 5h. O decreto que determina as medidas está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 25, e proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas no horário estabelecido.

Também fica vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até o dia 5 de abril. Serão permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Permanecem suspensos eventos e atividades, em todo o estado, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, até o dia 5 de abril.

 

 

https://www.radiowebjuazeiro.com/

 


quarta-feira, 24 de março de 2021

SENTO-SÉ: VENDE-SE UMA RESIDENCIA NO BAIRRO ELIAS ALVES






Vende-se uma excelente  residência, medindo 5 X 24 m incluindo um ponto comercial com espaço amplo, no Bairro Elias Alves, Rua 03.

Contato: Whatsapp  (74) 999540942




Blog. Silviomuniz



AL-BA APROVA PL QUE TRANSFORMA IGREJAS EM SERVIÇO ESSENCIAL







(Foto: Divulgação)


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na manhã  desta quarta-feira (24) o projeto de lei que inclui igrejas e templos religiosos na lista de serviços essenciais durante à pandemia da Covid-19.

De autoria do deputado e pastor Jurailton Santos, o projeto permite que os templos permaneçam abertos e realizando cultos e missas mesmo durante o lockdown.

No texto, é previsto que o funcionamento obedeça as normas determinadas pelos poderes executivos do estado e município.

Apesar do pedido da deputada Jusmari Oliveira (PSD) para que as igrejas possam funcionar até às 21h, para que as pessoas possam ir aos cultos depois que deixarem o trabalho, o texto inicial foi aprovado.

Agora, o Projeto de Lei segue para o governador Rui Costa que pode sancionar ou vetar a medida.

 

Chayenne Guerreiro
redacao@varelanoticias.com.br

https://varelanoticias.com.br/

 

CARREFOUR BRASIL ANUNCIA COMPRA DO GRUPO BIG








Supermercado da rede BIG (ex-Walmart) em São Paulo. — Foto: Divulgação/BIG


O Grupo Carrefour Brasil anunciou nesta quarta-feira (24) que fechou acordo para comprar a totalidade das ações do Grupo Big Brasil (ex-Wamart Brasil) por R$ 7,5 bilhões.

O Grupo Big pertence desde 2018 à sociedade formada entre a empresa de investimentos Advent International e o Walmart.

 

Em comunicado, a rede de origem francesa disse que a aquisição do Grupo BIG "expandirá a presença do Carrefour Brasil em regiões onde tem penetração limitada, como o Nordeste e Sul do país, e que oferecem forte potencial de crescimento".

O Grupo BIG é o terceiro maior varejista de alimentos do Brasil e possui 387 lojas no país, reunindo as bandeiras Big, Big Bompreço, Super Bompreço, Nacional, Todo Dia e Maxxi Atacado.

 

 

Por G1

 

https://g1.globo.com/economia/

terça-feira, 23 de março de 2021

 

FAUSTO SILVA REVELA QUE PERDEU 26 QUILOS APÓS TRATAMENTO







Tratamento foi por conta de um edema linfático na perna 

 Foto: Reprodução | TV Globo

 

Apresentador, Fausto Silva, 70 anos, explicou neste domingo, 21, sobre o emagrecimento repentino, após aparecer visivelmente mais magro no começo do ano. Ele disse que a perda de peso tem relação com um tratamento que ele fez, por conta de um edema linfático na perna, que fez com que ele perdesse cerca de 26 quilos.

 

"Eu fiz um tratamento doido aí, tomei aquele negócio de cortisona e fui inchando. Pensei: ‘Para onde eu vou, vou virar um balão?'", disse Faustão. "Eu descobri lá com a galera do hospital Albert Einstein que eu estava com 26 quilos em líquido e tirei", afirmou.


 

https://www.radiowebjuazeiro.com/

segunda-feira, 22 de março de 2021

 

GOVERNO DE SP DESCARTA RISCO DE DESABASTECIMENTO DE OXIGÊNIO E ANUNCIA INSTALAÇÃO DE USINA






 

Governo de SP se reuniu nesta segunda (22) com fornecedores de oxigênio — Foto: LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO


O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (22) a instalação de uma usina de oxigênio em Ribeirão Preto, no interior do estado, para abastecer as unidades de saúde.

 

A usina será montada pela empresa Ambev e deverá ficar pronta em até dez dias. No local, será feito o envase de 125 cilindros por dia.

 

Em entrevista coletiva no início da tarde, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse que a gestão estadual mobiliza a inciativa privada para ampliar a produção e a distribuição de oxigênio no estado.

 

Ainda de acordo com a gestão estadual, fornecedores garantiram o abastecimento do produto em reunião com o governador João Doria (PSDB) na manhã desta segunda (22).

 

As negociações visam atender os hospitais da rede estadual, municipal, entidades filantrópicas e também da rede particular.

 

"Hoje a reunião foi muito importante, com as cinco principais empresas de fornecimento de oxigênio. O objetivo foi ouvir quais são os desafios que as empresas têm e garantir o fornecimento para todo o estado. Tivemos a excelente notícia da Ambev com essa usina que produzirá 125 cilindros por dia", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A secretária afirmou que o governo montou uma força-tarefa para conseguir doações ou empréstimos de cilindros.

 

 

Na sexta (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso de cilindros industriais para armazenar oxigênio hospitalar e evitar o desabastecimento do chamado kit intubação, usado no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

 

 

Por G1 SP — São Paulo

 

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/

 



MAIS DE 5 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO TÊM ÁGUA POTÁVEL NAS 100 MAIORES CIDADES DO PAÍS





Quase 35 milhões de brasileiros não têm água potável para beber. — Foto: Caio Palazzo/FAS


Apesar das recomendações de higiene feitas pelos órgãos de saúde desde o início da pandemia, relatório divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Trata Brasil aponta que 21,7 milhões de  brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto nas 100 maiores cidades do país e 5,5 milhões, à água potável.

 

De acordo com o "Ranking do Saneamento", o Brasil não trata metade do esgoto que gera e, com isso, joga na natureza o equivalente a 5,3 mil piscinas olímpicas de detritos sem tratamento diariamente.

Entre os 100 maiores municípios do país, os indicadores foram melhores do que a média nacional, mas continuam longe do ideal. Essas cidades investiram juntas 50% de tudo o que o país aportou em infraestrutura de água e esgoto.

 

Entre 2012 e 2019, a população com acesso à rede de água no país registrou leve aumento de 82,7% para 83,7%, assim como nas 100 maiores cidades (de 93,45% com acesso para 93,51%).

 

Em relação à população com rede de esgoto, o percentual foi de 48,3% para 54,1% no período. Nos 100 maiores municípios, a variação foi de 69,39% em 2012 para 74,47% em 2019.

 

 

Por G1

 

https://g1.globo.com/