sexta-feira, 31 de março de 2023

 

CONHEÇA O CALENDÁRIO DE FLORAÇÃO DE PLANTAS NO SEMIÁRIDO PARA ALIMENTAÇÃO DE ABELHAS-SEM-FERRÃO



 



A Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) disponibiliza aos produtores da região o calendário de plantas meliponícolas, ou seja, que são fontes de alimento (pólen e néctar) para as abelhas-sem-ferrão. O calendário contém a época de floração, o nome popular e científico das plantas, se são nativas ou não, sua família, bem como informações sobre os recursos oferecidos. 

Fruto dos estudos realizados pela Embrapa e parceiros, a listagem conta com 62 espécies de plantas visitadas por abelhas-sem-ferrão nativas do Vale do São Francisco, tais como a mandaçaia (Melipona mandacaia) e a abelha-branca (Frieseomelitta doederleini). Devido à ausência de ferrão, essas abelhas são menos agressivas, permitindo a criação mesmo em áreas urbanas, sem risco de acidentes ou ataques a pessoas.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia de Fátima Ribeiro, a meliponicultura, que é a criação das abelhas-sem-ferrão, pode ser uma boa opção de atividade econômica para a agricultura familiar. No entanto, a manutenção dessas colônias no Semiárido precisa ser bem planejada para que se obtenha sucesso e retorno financeiro. Isso porque durante a época mais seca, que compreende o período de novembro a abril, a maior parte das plantas fica sem flores, deixando de fornecer alimento para as abelhas.

"É importante que o produtor entenda quais plantas são mais indicadas para a alimentação das abelhas e em quais períodos essas plantas emitem flores. Dessa forma, ele poderá realizar a instalação de meliponários em locais mais apropriados, com presença de plantas que floresçam em diferentes épocas, para que as colmeias tenham alimento constante durante todo o ano", ressalta Ribeiro.

A pesquisadora completa que outra possibilidade é o incremento do pasto meliponícola com o plantio das espécies relevantes. "O importante é que exista uma diversidade e abundância de espécies, de tal forma que sempre haja alguma oferta de alimento para as abelhas na natureza", completa.

Ascom Embrapa Foto Marcelino Ribeiro

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

quinta-feira, 30 de março de 2023


ANVISA SUSPENDE FABRICAÇÃO E VENDA DE ALIMENTOS DE CONHECIDA MARCA




 

Foto: reprodução


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quarta-feira (29), a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, sediada em Monte Alto (SP). A empresa produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Segundo a Anvisa, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, aponta o órgão de vigilância.

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

A Anvisa ainda fará o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informou o órgão. (Fonte: Agência Brasil)

 

https://www.carlosbritto.com/

terça-feira, 28 de março de 2023

 

 PREÇO DOS REMÉDIOS PODE AUMENTAR ATÉ 5,6% A PARTIR DE ABRIL; ENTENDA






Uma projeção do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), aponta que, a partir das regras de reajuste anual de remédios, o preço dos medicamentos pode subir até 5,6%.

Todos os anos, no dia 1º de abril, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) — órgão ligado à Anvisa — reajusta os preços dos remédios no Brasil. O índice de reajuste anual de preços de medicamentos — que ainda será anunciado — se baseia em uma fórmula no qual o principal fator é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo) acumulado em 12 meses até fevereiro de cada ano.

Para o Sidusfarma, 2022 foi um ano atípico para a indústria farmacêutica. “Além de lidar com gargalos operacionais e financeiros, para fazer frente à demanda imprevista e emergencial de produtos para as doenças respiratórias, o setor enfrentou a escalada dos custos de produção, puxada pela elevação de preços dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs), cotados em dólar, e pelo expressivo aumento das tarifas de frete dessas matérias-primas, dada a conhecida dependência do país de fornecedores da China e da Índia”.

Essa situação contrariou as expectativas iniciais, de acordo com nota da Sindusfarma. “Numa frente, os efeitos persistentes da pandemia de SARS-CoV-2 afetaram a produção e impulsionaram os preços de IFAs; na outra, a Guerra da Ucrânia manteve os gastos com logística em patamares muito altos”.

Por isso, o sindicato explica que, mesmo reajustando preços pelo índice autorizado ou sendo obrigadas a reduzir descontos em alguns produtos, várias indústrias farmacêuticas fecharam o balanço de 2022 com margens reduzidas.

O reajuste máximo será autorizado para cerca de 13 mil apresentações de remédios disponíveis nas farmácias brasileiras.

“Os medicamentos têm um dos mais previsíveis e estáveis comportamentos de preço da economia brasileira”, afirma o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) disse que não se posiciona em relação a práticas comerciais das redes de farmácias. Com relação ao reajuste, o órgão disse que se trata de uma decisão governamental baseada em indicadores econômicos e de produção de medicamentos por parte da indústria.

Bolso do consumidor

O Sindusfarma faz um alerta aos consumidores. “Os medicamentos têm preço controlado e congelado por 12 meses. Nenhuma empresa pode aumentar o preço máximo ao consumidor (PMC) de seus produtos sem autorização do governo”.

De acordo com o sindicato, uma única vez a cada ano, os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores podem ser incorporados ao PMC dos medicamentos, a critério das empresas fabricantes, aplicando-se uma fórmula de cálculo criada pelo governo.

A recomposição anual de preços é lei e é definida pelo governo, podendo ser aplicada neste ano a partir de 31/03/2023.

Vale ressaltar que o reajuste não é automático nem imediato, pois a grande concorrência entre as empresas do setor regula os preços: medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (doença) são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda.

“É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde”, recomenda Mussolini.

“Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, pontua.

O Procon-SP disse que fiscaliza se os estabelecimentos informam de maneira clara e precisa os preços praticados e a validade dos produtos, exatamente como com outros produtos em outros estabelecimentos.

Dessa forma, recomenda que o consumidor pesquise os preços dos remédios que precisa comprar, pois, mesmo regulados, podem variar de acordo com a região e eventuais promoções.

Um levantamento feito pelo órgão no município de São Paulo em maio de 2022, por exemplo, constatou diferenças de até 43% nos preços de medicamentos de referência.

Procurada pela CNN, a Anvisa ainda não se pronunciou até o momento.

Com informações: CNN

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

segunda-feira, 27 de março de 2023

 

VOLKSWAGEN E GM INICIAM FÉRIAS COLETIVAS PARA 5 MIL TRABALHADORES NAS FÁBRICAS DO VALE DO PARAÍBA




 


As montadoras Volkswagen e General Motors (GM) iniciam nesta segunda-feira (27) períodos de férias coletivas para cerca de cinco mil trabalhadores de suas fábricas de Taubaté e São José dos Campos, no interior paulista.

Com o mercado em desaceleração, montadoras no país anunciaram afastamento de funcionários e redução na produção entre março e abril. As paralisações também ocorrem em unidades da Hyundai, em Piracicaba; Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo; e Stellantis, em Goiana no Pernambuco, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen.

Quais os deveres das empresas e os direitos dos trabalhadores em caso de férias coletivas?

Na Volkswagen, o afastamento dos funcionários na fábrica de Taubaté será inicialmente de 10 dias para cerca de 2 mil trabalhadores. Depois desse período, um novo período de férias coletivas será adotado para 900 funcionários, que só voltam ao trabalho após o feriado de Tiradentes.

De acordo com a fabricante, a medida tem como objetivo a manutenção da linha de produção da unidade e ainda a instabilidade na cadeira de fornecimento de componentes, como por exemplo os semicondutores.

Na General Motors, a medida atingirá três mil funcionários da unidade de São José dos Campos (SP) - cerca de 80% da área de produção. O retorno está previso inicialmente para o dia 13 de abril.

A empresa não respondeu aos questionamentos feitos pelo g1, mas o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade explicou que o objetivo também é ajuste de estoque por conta da desaceleração do mercado e queda das vendas.

Alta dos juros
A indústria automotiva passa por um novo momento de dificuldades, e voltou a anunciar paralisações de suas principais fábricas no Brasil. Ao contrário dos episódios recentes, contudo, a pandemia de Covid-19 não está no centro das atenções: o foco, agora, é a alta dos juros.

Como mostrou o g1, os aumentos da taxa básica de juros, a Selic, feitos pelo Banco Central desde 2021, começaram, enfim, a trazer consequências mais fortes para a economia. E uma delas é, justamente, a redução do consumo por meio da dificuldade de concessão de crédito.

Para analistas que acompanham o setor, o encarecimento do crédito junto com a redução do poder de compra da população reduziu o potencial de financiamento e, por consequência, a demanda por carros novos.

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que janeiro de 2023 começou lento. Comparado ao mês anterior, houve queda de 34% nos emplacamentos de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus — ainda que o número seja 12% maior que o observado em janeiro de 2022.

Em fevereiro, nova queda: 9% em relação a janeiro. Contra o mesmo mês de 2022, o acumulado também passou ao campo negativo: recuo de quase 2%. Considerando apenas automóveis, houve redução de 7% e 4,2%, respectivamente.

g1 Foto: Volkswagen/Divulgação

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

sexta-feira, 24 de março de 2023

 

GRAVE ACIDENTE ENTRE MICRO-ÔNIBUS E CAMINHÃO DEIXA 12 MORTOS NO PARÁ



 

Foto: PM/reprodução


Um acidente entre um micro-ônibus e um caminhão na PA-150 entre Marabá e Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, deixou 12 mortos, na manhã desta sexta-feira (24). Entre as vítimas está uma criança, que não teve a idade confirmada.

Segundo os bombeiros e a prefeitura de Marabá, 9 pessoas morreram no local e três a caminho de unidade de saúde. Ao menos quatro pessoas feridas com gravidade estão em hospitais em Marabá.

O caminhão bitrem com duas pessoas e o micro-ônibus colidiram de frente por volta de 7h30 no km-329 da PA, em um trecho plano da rodovia. A pista estava molhada, pois chovia no momento do acidente. Até as 12h30, a rodovia estava interditada para realização da perícia.

O veículo de passageiros com capacidade para 17 pessoas saiu de Marabá com destino a Tucuruí, também no sudeste do Pará. No entanto, os bombeiros e a polícia não informaram até as 12h30 se todos os mortos estavam no ônibus e se este estava em sua capacidade máxima de ocupação. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal de Marabá para identificação. (Fonte: g1/Pará)

 

https://www.carlosbritto.com/

quinta-feira, 23 de março de 2023


POLO UAB DE JUAZEIRO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD:  ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS - UNIVASF









A prefeitura de Juazeiro,  através do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Secretária de Educação do Governo do Estado da Bahia, está ofertando, na modalidade Educação a Distância (EaD), 30 vagas para o curso de pós-graduação com especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, oferecido pela Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI).

O sistema UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância, priorizando a formação de professores(as) que atuam na educação básica.

O curso proposto tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior, visando à melhoria na qualidade da educação básica e dos serviços públicos, especialmente, no que diz respeito à formação de quadros de profissionais para atuação na área de Educação, e ao cumprimento da meta nº 16 do Plano Nacional de Educação (PNE- 2014-2024).

Das inscrições

Interessados no curso devem realizar a inscrição de forma gratuita, no período de 21 de março até às 23:59h do dia 27 de março de 2023, através do Sistema de Inscrições em Processos Seletivos pelo link https://www.sistemas.univasf.edu.br/ps/ com exigência do envio de documentos solicitados no edital, também disponibilizado no mesmo site.

Ascom


https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

terça-feira, 21 de março de 2023

 

CONFIRA A COTAÇÃO DOS HORTIFRUTIGRANJEIROS COMERCIALIZADOS NO MERCADO DO PRODUTOR DE JUAZEIRO NESTA TERÇA-FEIRA







O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta terça-feira (21). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a segunda-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar Banana Pacovan 1ª por R$ 40,00 o cento, Acerola por R$ 70,00 a caixa com 20kg, Abacaxi por R$ 325,00 o cento, Tomate 1ª por R$ 55,00 a caixa com 26kg, Repolho por R$ 65,00 a caixa com 25kg, Pimentão por R$ 30,00 a caixa com 12kg e Milho Verde por R$ 80,00 o cento.

Ascom

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

segunda-feira, 20 de março de 2023

 

 POSSÍVEL PRISÃO DE TRUMP GERA SIMPATIA ENTRE APOIADORES, DIZ GOVERNADOR DE NEW HAMPSHIRE






A possibilidade de que Donald Trump possa ser acusado de supostamente encobrir subornos para silenciar uma estrela pornô durante sua campanha de 2016 está gerando simpatia pelo ex-presidente republicano, disse o governador de New Hampshire, Chris Sununu, neste domingo (19).

Trump, cujos apoiadores invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021 para tentar reverter sua derrota nas eleições presidenciais de 2020, disse no sábado (18) em uma publicação nas redes sociais que espera ser preso na terça-feira (21) – citando vazamentos do escritório do procurador distrital de Manhattan – e convocou as pessoas a protestar. Ele não discutiu as possíveis acusações em sua publicação.

“Isso está criando muita simpatia pelo ex-presidente”, disse Sununu ao programa “State of the Union” da CNN, dizendo ter falado com algumas pessoas neste domingo que não eram “grandes apoiadores de Trump, mas todos disseram … que sentiam que ele estava sendo atacado.”

Trump está buscando a indicação republicana para 2024. Sununu, um moderado relativo, está considerando uma candidatura.

Um porta-voz de Trump disse que o ex-presidente não foi notificado de qualquer prisão e Trump não forneceu evidências de vazamentos do escritório do procurador distrital de Manhattan.

Nenhum presidente dos EUA – durante ou depois do mandato – já enfrentou acusações criminais.

Trump disse que continuará fazendo campanha mesmo que seja acusado de um crime.

Fonte: CNN Brasil

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

sexta-feira, 17 de março de 2023

 

CAIXA E BANCO DO BRASIL TAMBÉM SUSPENDEM CRÉDITO CONSIGNADO PARA APOSENTADOS





O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal se unem aos bancos privados e resolvem aderir à suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A informação foi confirmada por fontes da equipe econômica.

Na terça-feira (16), bancos privados decidiram suspender a oferta de empréstimos consignados. A decisão ocorreu após o Conselho Nacional de Previdência reduzir, na segunda-feira (13), o juro máximo permitido nessa operação.

Após a diminuição da taxa, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) alertou que a medida poderia inviabilizar a operação.

Entre as instituições que decidiram interromper a oferta do crédito estão todos os grandes bancos privados, como Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. O Itaú confirmou a decisão, os demais bancos, não.

Até o começo da noite desta quinta-feira, não havia indicações de que Caixa e Banco do Brasil suspenderiam as operações. Procurados pela CNN para confirmar sobre as operações de crédito consignado, os bancos públicos ainda não confirmaram oficialmente.

A Febraban informou que “cada banco tem sua estratégia comercial de negócio na concessão de linhas de crédito e não houve qualquer decisão coletiva”.

“Os bancos que ofertam o consignado não reportaram à Febraban a suspensão da linha de consignado para aposentados do INSS”, cita a entidade.

“Como essa decisão não é uma iniciativa setorial, cada banco tem sua política comercial de concessão de crédito, não cabendo reportar à Febraban as linhas de crédito que concedem ou deixam de conceder”, diz a federação dos bancos.

Com a decisão anunciada na segunda-feira, o juro do empréstimo consignado caiu de 2,14% para 1,70% ao mês e a taxa máxima do cartão consignado passou de 3,06% para 2,62% mensais.

Após essa medida, a Febraban alertou que a “redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”.

A entidade explicou, na época, que os “patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto”. Na ocasião, a Federação alertou que “os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado”.

Fonte: CNN Brasi

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

 

terça-feira, 14 de março de 2023



INCÊNDIO ATINGE CABOS NA USINA SOLAR FLUTUANTE NA BARRAGEM DE SOBRADINHO


 



Um incêndio atingiu cabos da usina solar flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho, no norte da Bahia, na segunda-feira (13). Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), ninguém ficou ferido.

De acordo com a Chesf, a companhia montou uma equipe para investigar quais motivos teriam motivado o incêndio nos cabos da planta solar. Ainda não há informações sobre o prejuízo causado na usina e se as chamas prejudicaram o serviço da unidade.

A usina solar flutuante, instalada no Reservatório de Sobradinho, foi inaugurada em agosto de 2019, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Silva, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior.

Conforme a Chesf, a plataforma solar flutuante tem uma potência de geração de 2,5MWp (Mega Watt pico). O valor do investimento nas duas plantas solares da plataforma totalizou R$ 56 milhões.

Quando lançada, a plataforma foi considerada o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desse tipo de energia flutuante no país, em reservatório de hidrelétrica.

Com 3.792 módulos de placas solares e área total de 11 mil m², o projeto instalado no Reservatório de Sobradinho é fixado ao fundo do lago por cabos, com material próprio para suportar o peso das placas e dos trabalhadores que atuam na construção e manutenção.

Ainda de acordo com a Chesf, esse foi o primeiro estudo sobre a instalação de usina solar flutuante em lagos de hidrelétricas, que aproveita a água dos reservatórios e evita desapropriação de terras. Esse tipo de usina permite aproveitar as mesmas subestações e linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela hidrelétrica.

g1 Ba Foto reprodução

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

sexta-feira, 10 de março de 2023

 

RIO SÃO FRANCISCO: BARRAGEM DE SOBRADINHO ATINGE 90% DE SUA CAPACIDADE VOLUME ÚTIL NESTA SEXTA-FEIRA (10)




A previsão é que a barragem de Sobradinho atinja nesta sexta-feira (10), o volume útil com 90,05% de sua capacidade. A REDEGN obteve a informação junto a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
 

Redação redegn Foto arquivo Chesf


https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1

quinta-feira, 2 de março de 2023

 BAHIA MANTÉM LIDERANÇA NACIONAL NA GERAÇÃO TOTAL DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR; VEJA NÚMEROS






Foto: Paula Fróes / GovBA


A Bahia confirmou a liderança nacional em 2022 na geração total de energia eólica (31,17%) e solar (27,08%), de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ainda de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o estado conta com 265 parques eólicos e 46 parques solares fotovoltaicos em operação, com investimentos totais de R$ 34 bilhões, e capacidade instalada de 7 Gigawatts (GW) de eólica e 1,3 GW de solar. A previsão é de que sejam injetados mais R$ 62 bilhões para a construção de parques eólicos e solares. Os dados contam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

 

"Nosso estado possui um alto potencial de energias renováveis e vamos perseguir o status de estado líder na economia verde. Queremos construir um ambiente saudável, um ecossistema para um novo modelo de economia sustentável, vinculado à necessidade de cuidar do meio ambiente. Trazer um forte engajamento da Bahia, com todas as suas peculiaridades, com seus potenciais para que assim possa fazer com que o Estado seja o primeiro a obter o selo verde. A questão climática está entre as principais pautas da SDE", diz Ângelo Almeida, Secretário de Desenvolvimento Econômico.

 

A estimativa de investimento nas 186 usinas eólicas em construção ou projetadas é de cerca de R$ 32 bilhões e a previsão é que sejam criados mais 73 mil empregos em toda a cadeia produtiva. Já a energia solar tem 22 parques em construção e mais 234 devem ser implantados futuramente. Os investimentos projetados são da ordem de R$ 44 bilhões e deve criar, direta ou indiretamente, mais de 292 mil vagas nos próximos anos em toda a cadeia produtiva.

 

Importante lembrar que o estado mantém a fabricação de componentes de eólica e recentemente o Governo do Estado assinou um protocolo de intenções de investimento com uma indústria de fabricação de pás eólicas que deseja se instalar na Bahia, com o objetivo de fornecer tanto para o mercado interno quanto externo. A fabricação de componentes de placas fotovoltaicas será o próximo passo na consolidação deste setor, e o governo do estado já vem negociando com importantes empresas multinacionais para a atração deste investimento.



                            Foto: João Ramos / Divulgação



 

https://www.bahianoticias.com.br/

quarta-feira, 1 de março de 2023

 

JUAZEIRO É A PRIMEIRA CIDADE DA REGIÃO A RECEBER A CARRETA COZINHA-ESCOLA DO SISTEMA SENAR






A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em mais uma  parceria com o Senar Bahia, garantiu a participação de Juazeiro em uma iniciativa inovadora para levar capacitação gratuita à população: uma Unidade Móvel de Processamento de Alimentos que funciona como uma cozinha-escola itinerante. A carreta está funcionando na Praça da Misericórdia, centro da cidade.

A ação integra a celebração do aniversário do Senar Bahia, que em março comemora 30 anos capacitando o homem do campo para produzir mais e melhor.

"Nós estamos ampliando o nosso leque de atuação, com a aquisição desse equipamento itinerante que pretendemos levar a todas as regiões da Bahia", explicou o presidente do Senar, Humberto Miranda, que participou da aula inaugural na manhã desta terça-feira (28).

A Unidade Móvel, equipada com sala de aula e cozinha industrial, oferece cursos de processamento de frutas, panificação e confeitaria. O objetivo é profissionalizar os trabalhadores rurais e suas famílias, com a participação de sindicatos do setor, gerando mais renda e qualidade de vida. Juazeiro foi a primeira cidade da região a receber a carreta, por seu grande potencial para o aproveitamento da fruticultura local.

"Nós sempre acreditamos que uma das formas de gerar emprego, ocupação e renda, é promover a capacitação e a qualificação profissional dos nossos cidadãos, e o Senar nos deu esse grande presente de iniciar o seu novo projeto de capacitação aqui em Juazeiro. O equipamento é completo, bem equipado e com certeza trará grandes benefícios aos homens e mulheres o campo", afirmou o secretário Carlos Neiva.

Ascom PMJ

 

https://www.redegn.com.br/?sessao=inicio&pagina=1